Multiculturalismo
O multiculturalismo ou também conhecida como multiculturalidade e pluralismo cultural, é a coexistência de várias culturas num mesmo território, país etc. convivendo de forma pacífica no mesmo ambiente. Tendo por base a ideia de que as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, sem existir um certo ou errado nos costumes. Além de observar outros fatores de integração, como a não subordinação a cultura dominante, e desenvolvimento de novas culturas a partir do choque cultural inicial.
Multiculturalismo no Brasil:
Segundo um texto do site significados.com, o Canadá e o Brasil, são considerados países multiculturais, devido aos diferentes grupos de imigrantes recebidos, especificamente no Brasil desde a chegada dos portugueses em 1500, e ao longo dos séculos em que recebeu holandeses, franceses, espanhóis, italianos, japoneses, alemães. E na pós-modernidade, esta mistura de etnias só aumenta no nosso país.Sendo a diversidade étnica dos próprios brasileiros uma forte característica do conjunto multicultural. As diferentes cores de pele, os diversos costumes compartilhados, a liberdade de credo religioso.
O multiculturalismo tem sido um dos movimentos que têm posto a diversidade no centro das preocupações mundiais, trazendo para a conjuntura nacional novos sujeitos das políticas sociais. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, os primeiros proponentes do multiculturalismo foram os afrodescendentes, e suas reivindicações em defesa de seus direitos à diferença influenciaram outros grupos sociais – excluídos dos centros de decisão por questões econômicas e, sobretudo, por questões culturais –, como é o caso dos índios, imigrantes, mulheres, homossexuais, entre outros. Este movimento tem provocado mudanças nessa conjuntura. Uma delas é a incorporação da inclusão social em todos os programas oficiais brasileiros, sejam eles no âmbito das políticas públicas para a saúde, educação, moradia, segurança, esporte e lazer." (Glossário de Cultura)
Exemplos de Multiculturalismo:
- Uma sala de aula com alunos e alunas afro-descendentes, indígenas, caucasianos e asiáticos.
- O respeito ao culto de diferentes religiões, onde convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.
- A mistura de ritmos de outros grupos culturais, sem julgamento.
Multiculturalismo e Educação:
O multiculturalismo aplicado à educação envolve práticas pedagógicas que despertem os alunos para a diversidade dos grupos culturais, que aprendam a respeitar as diferenças e que se defrontem com assuntos como identidade cultural e de gênero.
A obrigatoriedade de ensino da história da África e da cultura afro-brasileira, por exemplo, é uma das ações afirmativas pelo multiculturalismo na educação. Incentiva que o professor e os alunos saiam do eixo de estudos europeus-ocidentais que tradicionalmente as escolas brasileiras propõem.
Minha realidade:
Trazendo para o meu cotidiano, eu gostaria de ressaltar dois espaços nos quais podem ser usados como exemplos para compreensão em nossa realidade.
O Primeiro é a nossa cidade, Salvador é primeira capital do Brasil e uma das cidades do pais onde conseguimos vivenciar uma presença multicultural muito forte, temos diversas crenças religiosas evidentes em diversos espaços da nossa cidade, além de haver grande diversidade de ritmos e mistura de cores, quando se fala em cor da pele.
O segundo espaço onde consigo vivenciar uma multiculturalidade é Universidade federal da Bahia, onde dentro e fora da sala de aula, é possessível encontrar diversas crenças religiosas, além de outras cultura e etnias. Há nesse espaço negros, índios, pessoas de outros países que estão de intercambio. Isso pode ser bem evidenciado no campus de ondina, a tarde, dar para notar diversos grupos.
Durante uma aula de geografia, em uma instituição de ensino, com o grupo de alunos do quinto ano do ensino fundamental, em uma rede particular de ensino, um aluno fez a seguinte colocação, quando questionado se o nosso país (Brasil) é um país de cultura unica, e por que? Ele respondeu que "Sim, no Brasil a cultura é unica, pois ele é o único país que tem a cultura tão diversificada" Ele estaria errado quanto a isso? Comentem o que vocês acham a respeito.
Fontes:
Comentários
Postar um comentário